Comportamento

Bela, recatada e do lar…? Linda é a mulher que tem coragem pra se levantar, ir à luta e se tornar livre verdadeiramente

O maior presente que podemos conquistar é, na verdade, honrarmos esse dia, e termos coragem para ser verdadeiramente livres, independentes, capazes de ir à luta. Mas o que é ter coragem?

Março é um mês de muitas homenagens, menções, reflexões e recordações pelo dia internacional da mulher. Todos os anos nessa época somos lembradas com muito carinho, reconhecimento e presenteadas de múltiplas formas. Mas o maior presente que podemos conquistar é, na verdade, honrarmos esse dia, e termos coragem para ser verdadeiramente livres, independentes, capazes de ir à luta. Mas o que é ter coragem? O que pessoas com coragem precisam fazer ou ter? O que elas tem de diferente? Nada! Coragem não é ausência de medo, é vencê-lo. Todos temos medo, as pessoas que tem “coragem”, são aquelas que enfrentam seus medos e fazem o que precisa ser feito, com garra, atitude, vontade e com tanta motivação, energia e força, que o medo não consegue paralisá-las. Não adianta batermos no peito e dizer que queremos e/ou que temos direitos iguais, se ainda, muitas de nós somos dependentes emocionalmente ou financeiramente, e não fazemos nada de efetivo para mudar essa realidade. No artigo de hoje, vou falar sobre como nosso comportamento e inteligência emocional, definem se seremos independentes e livres financeiramente.

Em meu artigo de outubro, Por que é tão difícil fazer planejamento financeiro? http://www.exnap.com.br/por-que-e-tao-dificil-fazer-planejamento-financeiro-saiba-onde-as-pessoas-erram-5-dicas-para-iniciar-o-seu-agora, falo sobre a importância do planejamento financeiro pessoal, caso ainda não tenha lido, recomendo que leia, pois se trata de importante base para o tema de hoje. A liberdade financeira passa por um planejamento consistente e organizado, porém ela não é construída apenas com planejamento, mesmo este sendo fundamental e imprescindível. A liberdade financeira é construída com a implementação, dia após dia, das atitudes que foram planejadas, e para isso, preciso ter muita coragem. Sim, coragem, porque para ser livre financeiramente, é preciso muita coragem para fazer o que precisa ser feito, pois até os dias de hoje o tema é polêmico e homens e mulheres têm dificuldade de lidar com a verdadeira independência de uma mulher, seja por preconceito, seja por inveja, ou por qualquer outro sentimento. E eu arriscaria dizer que homens e mulheres tem dificuldade de lidar até mesmo com a independência real de um homem, por isso é preciso muita coragem. A notícia ruím é que, infelizmente, não existe ferramenta, aplicativo ou qualquer controle que vai te dar coragem. A notícia boa é que você pode trabalhar essa competência com o auxílio de um profissional e com pequenas mudanças de atitude e na maneira de encarar a vida.

Então, já sabemos que Independência financeira e comportamento estão intimamente ligados, e que o assunto “finanças” passa por outros assuntos como modelo mental, autossabotagem, psicologia, história, cultura etc. Elaine Toledo, uma grande escritora sobre o tema de finanças no Brasil, que atua como consultora, coach, palestrante, e organizadora financeira. diz que “a vida financeira é um reflexo de escolhas, e as escolhas são influenciadas pelas emoções, assim, quando alguém se desorganiza financeiramente, em geral, demonstra uma desorganização de vida como um todo”. Ela cita que “o dinheiro é um elemento de troca, e quem faz as trocas são as pessoas, por meio das escolhas. Ou seja: normalmente, se a pessoa se sente presa em relação ao dinheiro, a culpa é das decisões erradas que foram tomadas nos últimos meses, talvez até anos.

O fato de ter tanta correlação entre os temas finanças e comportamento, faz parecer tudo mais difícil ou complicado, mas não é, e tudo passa por uma única questão: a decisão pelo protagonismo, e ela é somente e unicamente sua. Todos nós somos tomadores de decisão, baseados nas informações que recebemos do nosso ambiente, que processamos de acordo com as nossas convicções. Em seu livro Os segredos da mente milionária, que aliás eu recomento, T. Harv Eker, que é autor, empresário, e palestrante motivacional conhecido no mundo inteiro por suas teorias de riqueza, crenças e motivação, fala que o condicionamento do subconsciente determina o pensamento das pessoas, o pensamento determina as decisões e estas determinam as suas ações, que finalmente, determinam os resultados. Simples assim!

Na prática, para reflexão das decisões que você tem tomando, proponho o seguinte exercício: que ao final de cada dia, você faça uma lista por escrito com fatos que tenham sido positivos e com fatos que tenham sido negativos. Depois, responda para si mesmo: “como eu criei cada uma dessas situações”? Esse exercício lhe mostrará e fará refletir o quanto você é responsável pela sua própria vida e ajudará a elucidar quais estratégias estão funcionando e quais não estão funcionando, para que você possa corrigir o rumo da sua vida, reflexo das suas próprias decisões.

Você não nasceu sozinha e não vai ser uma grande mulher independente (daquelas que só de pensar já te enche de orgulho) sozinha! Mas não jogue esta responsabilidade nos outros e comece já a trilhar o caminho da liberdade, tudo isso sempre, em comum acordo com seus valores. A capacidade de ser feliz é individual e depende somente da sua própria atuação consciente e produtiva na resolução de problemas. Gosto muito de uma frase de T. Harv Eker que fala: “Se você tem um grande problema, isso quer dizer apenas que está sendo uma pessoa pequena. Não se deixe enganar pelas aparências. O seu mundo exterior é um simples reflexo do seu mundo interior. Caso queira fazer uma mudança permanente, redirecione o foco: do tamanho dos seus problemas para o tamanho da sua pessoa.” O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se esquivar ou se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.

Se queremos passar para um nível de vida mais elevado, emocionalmente, financeiramente ou qualquer outro, precisamos estar abertos a abrir mão de nossos velhos modos de ser, pensar e agir e adotar novos hábitos. Precisamos focar naquilo que queremos, conscientes de que tudo o que focamos, se expande. E a maneira mais rápida que conheço de mudarmos de patamar é trabalhar o nosso próprio desenvolvimento, a partir no nosso autoconhecimento.

E para concluir, neste encerramento do chamado “Mês da mulher”, digo pra vocês queridos (a) leitores (a), que somos todos iguais: seres humanos usando nossos talentos como forma de expressão uns para os outros. Mas acima de tudo, somos simplesmente seres humanos em busca de felicidade, que é pessoal, interna, indelegável e intransferível.

Se quiser saber mais sobre qualquer um dos temas acima, ferramentas, independência financeira, comportamento, modelos mentais, autoconhecimento, coragem, valores, fico à disposição.

Em breve faremos um Independence Day para empreendedoras, em parceria com outras profissionais e podemos ajudar você a se ajudar a encontrar a verdadeira liberdade, aquela que faz você se sentir bem consigo mesma e com o universo, aquela que faz você ser mais leve, produtiva, independente e feliz.

 

BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO 20 DICAS PARA UMA DÉCADA EXTRAORDINÁRIA: http://neohubsolutions.rds.land/e-book2020

E SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSA MENTORIA 2020 PREENCHA SUA APLICAÇÃO: http://bit.ly/METODOTESVA2020

MAIORES INFORMAÇÕES: http://bit.ly/WhatsApp-NeoHub

Em breve postaremos mais informações!

equipe-silvana-oliveira
Silvana Oliveira
Palestrante, Mentora de Líderes e Empreendedores, Executiva de Negócios, Investidora, Coach de Liderança e Alta Performance Pessoal e Profissional, Consultora, Networker, Problem Solvers e Escritora.